quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Exercício de interpretação e representação da paisagem

5 de setembro de 2007
R4
Escola Inácio Montanha
Oficineiro: Montanha


O exercício proposto foi apresentado ao grupo junto à instalação “Marulho” de Cildo Meireles. O grupo foi convidado a conhecer o trabalho de Cildo e, logo após, fizer uma rápida leitura da obra.

Ficou claro para o grupo que o trabalho propõe uma representação de paisagem de uma forma não convencional, ou seja, não se trata apenas de um desenho, uma pintura ou uma fotografia de uma paisagem, mas sim de uma ambiente de imersão que mimetiza uma paisagem com a representação dos elementos selecionados pelo artista para compor a obra (trapiche, mar, céu e marulho).

Em seguida, o grupo foi dividido em cinco grupos menores. Cada grupo recebeu uma prancheta, alguns lápis e folhas de papel. Os grupos foram convidados a se deslocarem até a beira do cais, saindo pela porta ao lado da obra do Cildo em direção ao rio.

Ali, cada grupo deveria de observar a paisagem e selecionar os elementos que lhes interessou para criar uma representação desta paisagem. A representação proposta pelo grupo deveria procurar uma forma não-convencional de ser apresentada para os demais grupos, procurando fugir da representação bidimensional. Para isto, eles poderiam desenhar, escrever ou verbalizar a proposta do grupo como um pequeno projeto.

Encerrada esta etapa, os grupos voltaram para o espaço de convivência em frente à obra Marulho e iniciaram a apresentação dos projetos.

1- O grupo usou o desenho para apresentar a sua idéia. Eles propuseram uma instalação semelhante à do Cildo Meireles, porém, as cores originais do trabalho (azuis) seriam trocadas por preto para representar a poluição do rio e do ar em Porto Alegre. No meio dos livros espalhados para representar a água (que também seriam pretos) haveria lixo.

2- O grupo também usou o desenho para apresentar a sua proposta que consiste em um desenho de observação da paisagem invertido ou girado. A intenção, segundo os autores, é modificar o olhar sobre a paisagem, como faz o artista venezuelano, também participante da mostra ZF, Muu Blanco.

3- Este grupo também propõe uma paisagem representada com a cor preta como símbolo da poluição ambiental. No desenho consta a frase “Para os turistas o rio Guaíba pode ser limpo mas, para nós porto-alegrenses, não!”.

4- O grupo propôs um desenho de observação da paisagem a partir da grade do cais.

5- Também retratou a sujeira e o lixo nas águas do rio.

Nenhum comentário: