quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Oficina Zona Franca

17/ set / 2007

Roteiro: Zona Franca
Escola: Profº Alcides Cunha
Série: 2ª
Mediadora: Carol Mendoza

Distribui a cada aluno um xerox de um imagem de uma obra do roteiro Zona Franca (imagens que estão na pasta do Material Pedagógico). A partir daquela imagem, cada um poderia fazer o que quisesse. E aí surgem as questões: como interferir nessa imagem? Ignoro-a e desenho algo novo em cima? Ou acrescento elementos nessa imagem já existente? Faço quais alterações? Como reinterpretá-la? O material usado foi caneta hidrocor, giz de cera e lápis de cor, mas também poderiam ser usados outros materias como recortes de revistas, colagem de papéis, barbante, etc. Muitos resultados ficaram bem interessantes.
Podemos fazer um link com a obra de Juan Araújo que se apropia de obra de Alejandro Otero e faz a sua releitura, e também falar a respeito da re-significação feita pelos artistas de algo que já existe (pegar algo com um significado e dar outro a ele).
O Jocelito e a Helen também fizeram essa oficina com alunos maiores (de 7ª série) , e o resultado foi bem legal e proveitoso. è legal ver as diferenças de reinterpretação de cada faixa etária, pois essa oficina pode ser aplicada para qualquer idade.

Carol

Nenhum comentário: