sábado, 22 de setembro de 2007

Ser uma pedra pode ser legal.

(outras) OFICINAS EM 19/09

José

Iniciando com uma turma que passou pelo roteiro Zona Franca, de 6ª série, pensei em propor o seguinte:

Retoma-se a obra da dupla Gusmão e Paiva.
Fala-se sobre o trabalho deles, de modo geral.
Cita-se um texto em específico deles, que se encontra no site Eflúvio Magnético, no qual eles descrevem um achado arqueológico fantástico: uma vela de ignição dentro de um geode de milhões de anos.

A proposta é: encontrem um objeto dentro de uma pedra. Ele pode não existir. Se há dificuldade no que encontrar, pode-se sugerir que partam de um problema. Por exemplo, o que tu gostarias que acontecesse para tua vida e a dos outros ficar mais fácil. O objeto encontrado na pedra pode resolver esse problema.

Material: massa de modelar, papel, lápis de cor e de escrever.

Confesso que fiquei um tanto frustrado com os resultados e muito porque a oficina precisou terminar abruptamente por conta da notícia de que o ônibus já estava indo. Talvez tenha faltado mais instigação, talvez tenham sobrado explicações.

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Ao final da manhã, recebemos duas turmas de professores. Eles estavam visitando a exposição através do projeto Arte na Escola, realizado no estado todo.

quem o Montanha e eu na jogada de novo.

proposta

após uma retomada da exposição e dos questionamentos, atenta-se para um tema freqüente: o território.

Então lembramos do núcleo da Leticia (o vídeo das colheitadeiras) e da Annika Ström. Ali (não o sobrenome da artista, mas o advérbio) a questão do idioma também se apresenta como um território ser desbravado e rompido.

Divididos em dois grupos, os professores devem bolar uma maneira de promover algum protesto (para inspirá-los, fazemos circular um livro de registro de uma manifestação de rua, realizada por crianças e provocada por Annika). Contudo esse protesto deve ser realizado com um idioma imaginário.

o que vimos

Um grupo promoveu um protesto só com o corpo, numa espécie de Coral do Sei Lá.

Outro grupo pintou um grande cartaz com guache.

o que veremos

O vídeo dos professores fazendo o protesto.

O cartaz que eles produziram.

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